O mercado imobiliário de luxo no Rio de Janeiro atrai muita atenção. Todo ano, novos corretores de imóveis entram no segmento, afinal de contas, os valores dos imóveis e, consequentemente, as comissões de venda são altas!
Mas fazer um trabalho diferenciado, de forma consistente, se consolidar e obter sucesso no mercado de imóveis de luxo é para poucos.
Afinal, o que é preciso para ter sucesso com vendas de imóveis de alto padrão? Neste artigo vamos apontar nove dicas de como alavancar sua carreira neste segmento. Continue lendo e fique por dentro.
Dicas para ter uma carreira de sucesso no mercado imobiliário de luxo
O corretor de imóveis especializado no mercado imobiliário de alto padrão precisa de habilidades-chave para alcançar o sucesso. Afinal, estamos nos referindo a um segmento de alta complexidade, em que os clientes exigem um atendimento diferenciado e exclusivo.
Portanto, esse profissional deve ter um conhecimento aprofundado do setor, desde as especificações dos imóveis que apresenta até detalhes burocráticos do processo de compra.
Listamos abaixo dicas para você se dar bem nesta profissão. Confira!
1. Escolha um nicho de atuação
É muito comum, no mercado imobiliário de luxo, vermos corretores trabalhando a venda de imóveis em diferentes regiões. Ao fazer isso, você está espalhando o seu estoque de imóveis de luxo, sem se tornar referência em uma determinada área de atuação. Contudo, os clientes de alto padrão gostam de contar com o trabalho de corretores especialistas em uma região, que prestam uma verdadeira consultoria imobiliária.
Estes especialistas, além de conhecerem todos os detalhes de uma determinada área, que pode ser um bairro, um sub-bairro ou até mesmo um condomínio, costumam ter um estoque relevante de imóveis na sua região.
Portanto, procure focar na prospecção de imóveis e clientes dentro de um nicho bem definido. Captar imóveis de luxo fora da sua área só faz sentido se você fizer parte de uma rede com outros especialistas, que podem vender esses imóveis em parceria com você.
2. Conheça profundamente os imóveis e o mercado onde você atua
Clientes que procuram imóveis de luxo costumam ser bastante exigentes, por isso, você precisa dominar as características dos imóveis em seu estoque e conhecer bem os prós e contras da sua área de atuação.
Veja alguns exemplos de especificidades importantes para informar seus clientes:
- O bairro tem boas escolas?
- É possível morar próximo do trabalho?
- Existem opções de bons restaurantes e de comércio de luxo no entorno?
- Como é a segurança do bairro ou do condomínio?
- Há opções de lazer para as famílias?
Além disso, é preciso dominar as informações sobre o mercado imobiliário no qual você atua, como preços por metro quadrado, tamanhos dos imóveis nos principais prédios de alto padrão, tendências de mercado naquela região, etc.
Lembre-se sempre que os seus clientes detêm muitas informações e, para que o seu atendimento agregue valor, é necessário que você se posicione como autoridade no assunto.
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3. Tenha atenção aos mínimos detalhes
No mercado de imóveis de luxo, todos os detalhes fazem diferença. Nenhum imóvel é exatamente igual a outro. Cada casa ou apartamento terá suas características próprias, pontos positivos e negativos, que influenciarão desde a avaliação até a tomada de decisão do cliente.
Muitos corretores que se propõem a vender imóveis de alto padrão, caem em alguns erros comuns. O principal deles é tratar diferentes imóveis da mesma forma, como se fossem commodities, não se atentando aos detalhes de acabamento, estilos de decoração, projetos de arquitetura, de iluminação, de automação e até de segurança.
Portanto, se você quer ser um corretor de alto luxo de sucesso, preste atenção a todos os detalhes que envolvem esse trabalho.
4. Capacite-se constantemente
Como dissemos anteriormente, o cliente de alto padrão costuma ser muito bem informado. Isto é, muitas vezes ele já é um formador de opinião e, para que você possa prestar um atendimento diferenciado, é fundamental investir em capacitação.
Além de conhecer sobre cultura geral, viagens e assuntos que interessam ao público de alto padrão, o corretor de imóveis de luxo precisa conhecer minimamente assuntos como:
- Economia;
- Técnicas de venda;
- Contorno de objeções;
- Técnicas de negociação;
Portanto, estar sempre se atualizando é de suma importância para ter sucesso na carreira no mercado imobiliário de luxo.
5. Invista em ferramentas para produzir materiais de qualidade
No mercado de imóveis de luxo, a primeira impressão tem um grande peso para os clientes. Por isso, o corretor de alto padrão precisa investir em ferramentas para produzir materiais de qualidade. Fotos profissionais, vídeos e tour virtual de imóveis são materiais obrigatórios para quem trabalha nesse mercado.
Como o cliente de alto padrão costuma ser muito ocupado, esses recursos facilitam a vida do cliente, que pode conhecer diversos imóveis de luxo sem sair de casa.
6. Invista em marketing digital
O marketing digital é estratégico para qualquer negócio imobiliário. Mas, no alto padrão, ele pode ter um peso ainda maior, pois muitos clientes proprietários de imóveis de luxo não gostam de divulgar seus imóveis em portais imobiliários.
Por isso, é importante ter uma boa estratégia de marketing digital para buscar clientes potenciais que se interessem por imóveis de alto padrão
Trabalhe seu marketing pessoal, através de perfis em redes sociais, para que você possa ser reconhecido como um especialista no mercado em que atua.
7. Discrição no mercado imobiliário de alto luxo
Fazer um trabalho em redes sociais e em marketing digital não significa expor seus clientes, mas sim o seu trabalho. O cliente de alto padrão tem preocupações com segurança e privacidade, portanto, a discrição é peça chave neste trabalho de venda de imóveis de luxo.
8. Esteja sempre disponível
No mercado imobiliário de luxo, o corretor precisa estar sempre disponível para atender seus clientes. Por contarem com agendas geralmente concorridas, é importante responder com rapidez sempre que seus clientes fizerem contato, pois se eles escolheram aquele momento para tratar deste assunto, você não pode deixá-los esperando.
Isso significa, muitas vezes, estar disponível à noite, em finais de semana e em feriados.
9. Conquiste a confiança dos seus clientes e fidelize-os
Seja profissional em todas as etapas do seu trabalho de consultoria imobiliária de alto padrão. Ética, transparência e franqueza são valores inegociáveis para profissionais que queiram construir uma carreira de sucesso no mercado imobiliário de alto padrão.
Ao conquistar a confiança de seus clientes, as indicações recebidas serão uma de suas maiores fontes de geração de leads e, com certeza, a de melhor qualidade de todas.
Portanto, lembre-se: o principal ativo de um corretor de alto padrão de sucesso é a sua carteira de clientes e o network gerado ao longo dos anos de trabalho.
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Conheça a Judice & Araujo
Se você quer investir na carreira de corretor de imóveis de alto padrão, saiba que a Judice & Araujo está de portas abertas para te receber.
Fundada em 1975, a Judice & Araujo Imóveis é uma empresa especialista no mercado de imóveis de luxo, com atuação nos bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro e na região serrana do estado.
Durante 11 anos, de 2007 a 2018, foi afiliada exclusiva da Christie’s International Real Estate, no Rio, tendo adquirido expertise internacional junto às maiores imobiliárias de alto luxo do mundo e realizado diversas vendas de imóveis de luxo em Lisboa, Cascais, Miami, Nova Iorque e Paris. A empresa também já foi afiliada da Leading Real Estate Companies of The World e da Luxury Real Estate.
Atualmente, as principais áreas de atuação da empresa são os mercados de luxo de bairros como Leblon e Ipanema e da região serrana de Itaipava e arredores.
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Autor: Fred Judice Araujo.
Bio: Fred é formado em Economia, sócio da Judice & Araujo Imóveis e Co-fundador da HomeHub. Durante 15 anos, esteve à frente da área comercial da Judice & Araujo na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de conduzir centenas de negociações de imóveis de luxo, desde apartamentos, casas e coberturas até ilhas particulares, totalizando mais de R$ 1,2 bilhões de reais em vendas concluídas com sucesso.