Oferecer um atendimento personalizado é fundamental para ter sucesso no mercado imobiliário de alto padrão. Afinal, esse é um público que tem exigências e necessidades bastante específicas e cabe ao corretor se adequar a essa realidade.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo para falar sobre as características cruciais neste tipo de atendimento que foram percebidas ao longo de nossa experiência atuando no segmento. Continue lendo e confira!
Dicas para um atendimento personalizado no mercado de imóveis de alto padrão
Clientes de alto padrão costumam ser muito bem informados, muitas vezes sendo até formadores de opinião. Além disso, eles costumam exigir discrição total, têm um alto nível de exigência e pouco tempo disponível, pois têm agendas bastante concorridas.
Cada cliente tem um perfil e os corretores especializados neste tipo de atendimento precisam se adaptar ao perfil de cada cliente.
É preciso também estar 100% disponível, prestar uma verdadeira consultoria imobiliária e ainda demonstrar profundo conhecimento de mercado e de sua área de atuação.
Em outras palavras, é importante entender detalhadamente não só o perfil do imóvel de luxo procurado, mas também o perfil do próprio cliente.
Abaixo listamos algumas dicas de aspectos importantes para se atentar no atendimento de imóveis de alto padrão. Veja!
1. Conhecimento de mercado
Além de ter domínio sobre o mercado que você atua, é necessário também que você conheça muito bem a região onde você trabalha.
Por isso, é fundamental estar por dentro de informações como:
- Imóveis vendidos na região recentemente;
- Valor médio do metro quadrado dos imóveis da região;
- Melhores escolhas de bares e restaurantes;
- Melhores escolas;
- Serviços presentes na região.
Conhecimento de mercado não é só entender o produto que você está vendendo, ou seja, o imóvel em si, mas é também conhecer todas as características que fazem com que aquele imóvel seja de luxo.
Portanto, você precisa ser muito especialista na região em que você trabalha e conhecer absolutamente todas as suas características e, claro, também do imóvel.
2. Conhecimento generalizado
Para oferecer um atendimento personalizado é importante que você conheça sobre outros assuntos além do mercado imobiliário.
É fato que o conhecimento sobre o segmento precisa ser bastante profundo e sólido para você criar autoridade no seu atendimento. Mas, quando falamos sobre conhecimento generalizado, queremos dizer que você precisa entender um pouco sobre outros assuntos.
É importante, por exemplo, saber sobre a economia e situação política do país. Isso porque é fundamental que você entenda os assuntos que os clientes do mercado de luxo gostam de falar.
Portanto, nossa dica é: busque estar sempre atualizado em assuntos como moda, gastronomia, cultura, viagens, entre outros. Isso tudo faz com que você seja um profissional que demonstra estar preocupado em falar a mesma língua do seu cliente.
Você não precisa ser um profundo conhecedor desses assuntos, mas é importante que você estude um pouco sobre esses outros temas, isto é, informações que agreguem e deem valor em seu atendimento para o cliente de alto padrão.
3. Disponibilidade
É impossível dar um atendimento de excelência se você não estiver disponível.
Afinal, você precisa ter em mente que, quanto mais de luxo for o cliente, mais ele vai exigir disponibilidade para atender às suas necessidades.
Contudo, isso não quer dizer que você tenha que trabalhar ou cumprir alguma tarefa às 23h de domingo, mas quer dizer que é importante que você responda o cliente mesmo que você não esteja disponível naquele momento.
Portanto, seja honesto com o seu cliente, deixe-o informado caso esteja ocupado no momento e retorne assim que possível para executar o que lhe foi solicitado.
Demonstrar que você está efetivamente disponível para atender ao seu cliente é um aspecto crucial nesse percurso do atendimento de excelência no segmento de imóvel de luxo.
4. Apresentação
Outro ponto importante para se atentar para oferecer um atendimento personalizado no mercado imobiliário de alto padrão é a respeito do modo como você se apresenta aos seus clientes.
É fundamental passar uma boa impressão e, para você conseguir realizar isso com eficiência, listamos abaixo alguns aspectos importantes sobre a apresentação. Veja só:
- Vista-se de forma apropriada ao seu mercado. Você não pode, por exemplo, mostrar uma fazenda de salto alto.
- Preocupe-se com o seu português, fale e escreva corretamente. O seu cliente vai estar atento a esses detalhes.
- Preste atenção no seu tom de voz. Fale com segurança e autoridade, mas sem falar alto, sem dar altas gargalhadas.
- Se você atende clientes estrangeiro preocupe-se em falar inglês. Seu cliente vai ficar muito satisfeito se você falar numa língua que ele entenda e o atendimento certamente ficará mais personalizado.
5. Agilidade
Como já mencionamos acima, o cliente de alto padrão espera que você esteja disponível, e faça isso com o máximo de agilidade possível.
Em geral, esses clientes têm agendas cheias e muito pouco tempo para se dedicar à procura de imóveis, por isso, busque agir rápido sempre que ele fizer uma solicitação específica. Afinal, ele está esperando que você tenha essa eficiência no tempo de resposta, já que esta é uma característica-chave neste tipo de atendimento.
Ele quer marcar uma visita? Faça isso da maneira mais rápida possível. Além disso, dê sempre uma satisfação caso você não esteja conseguindo atender ao seu pedido.
6. Transparência
Na verdade, transparência não é característica só do atendimento personalizado, mas sim uma premissa que você tem que ter para negociação. No mercado imobiliário, a transparência é crucial para um atendimento de excelência. Isto é, você precisa falar abertamente com o seu cliente sobre os problemas daquele imóvel. Dessa forma, ele vai se sentir seguro e vai confiar em você.
Portanto, não fique com medo de perder a venda porque na realidade o seu foco não deve ser nisso, não é naquele negócio. O seu foco deve ser no seu cliente e em sua satisfação plena.
7. Descrição e sigilo
Clientes de alto padrão esperam que haja total descrição ao longo do atendimento. Muitas deles podem ser pessoas públicas, artistas, políticos, grandes empresários, e precisam preservar a sua privacidade, principalmente no que diz respeito à busca por imóveis. Afinal, essa é uma questão que envolve a segurança de todos os moradores.
É muito natural que, ao realizar a venda, o corretor queira compartilhar sobre isso com os amigos ou concorrentes no Instagram. Mas, antes de fazer isso, é fundamental que isso esteja alinhado com o seu cliente. se ele quiser sigilo, e a maioria dos clientes de alto padrão pedem isso, você não pode realizar essa divulgação
Por isso, durante o atendimento evite divulgar nomes, mesmo para pessoas próximas a você, mas mais importante ainda, nunca exponha o endereço dos imóveis vendidos.
Atendimento personalizado com a Judice & Araujo
Na Judice & Araujo temos corretores que são verdadeiros “personal brokers” de seus clientes. Isso significa, muitas vezes, uma dedicação integral na prospecção de um imóvel que se encaixe no perfil do cliente comprador, caso ele não esteja disponível no mercado.
De fazendas centenárias, passando pelas mais belas propriedades na região serrana, por apartamentos de luxo na orla do Rio, coberturas de alto padrão, mansões de luxo no Leblon, até a venda de ilhas particulares, a experiência da empresa no mercado de alto padrão se tornou um grande diferencial e motivo de reconhecimento por parte de clientes e do próprio mercado imobiliário.
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