É fato que a nossa sociedade como um todo mudou muito nos últimos anos, à medida em que novas tecnologias chegaram e transformaram nossas rotinas e hábitos de consumo de forma considerável. Há uma necessidade, portanto, de adaptação a essa nova realidade e o assunto que vamos abordar é exatamente sobre o uso e impacto da tecnologia no mercado imobiliário.
Afinal, de que forma toda essa transformação tecnológica impacta realmente na forma como as pessoas escolhem imóveis para comprar atualmente? É o que você vai descobrir a seguir. Vamos lá?
Impacto da tecnologia no mercado imobiliário
Atualmente a tecnologia está presente em praticamente tudo o que fazemos, e ela está por todo lugar. Está na palma das suas mãos com o seu smartphone, está no fato de ser possível falar com alguém do outro lado do mundo de forma quase instantânea, ou ainda na possibilidade de fazer uma compra online e nem precisar sair de casa para recebê-la.
Podemos concluir, portanto, que a forma de consumo foi muito modificada com o advento da tecnologia. O cliente tem atualmente muito mais possibilidades e recursos disponíveis para realizar uma tomada de decisão mais independente.
Isso se explica, principalmente, pela facilidade de acesso à internet. Logo, para atender a essa mudança de comportamento todos os segmentos tiveram que se reinventar. Assim como o mercado imobiliário.
Antigamente o cliente interessado em imóveis tinha que buscá-los nos anúncios de jornais, ou ir até a uma imobiliária fazer a pesquisa. Porém, a dinâmica agora é outra. Basta alguns minutos e cliques na internet para o consumidor ter acesso a inúmeras opções de casas ou apartamentos, podendo visitá-los virtualmente e até concluir uma transação digitalmente.
Dessa forma fica o questionamento, como se destacar no mercado imobiliário dentro dessa nova realidade? Como atrair o público para a venda e locação de imóveis, aproveitando-se do uso da tecnologia?
Uso da tecnologia no mercado imobiliário
A tecnologia oferece recursos para que os negócios invistam cada vez mais na simplificação e encantamento durante a experiência do cliente. Ou seja, é preciso saber como cativá-lo em meio à tanta informação.
No mercado imobiliário é possível encantar o público de diversas formas. A divulgação de vídeos e de tours virtuais dos imóveis estão cada vez mais dinâmicas e interativas.
Listamos alguns dos principais recursos que a transformação tecnológica trouxe para o mercado imóveis. Olha só!
Código QR
O Código QR é um instrumento de divulgação cada vez mais comum entre as marcas. Seu principal benefício é o fato de simplificar para o cliente o acesso à informações do seu negócio.
Basta disponibilizar um QR Code no anúncio que qualquer pessoa com um smartphone em mãos terá acesso a mais informações do imóvel em questão. -É uma alternativa para as as tradicionais placas de “Vende” e “Aluga”.
Realidade virtual
Uma das maiores dificuldades do segmento sempre foi a apresentação visual de imóveis na planta. Afinal, nem sempre as imagens de divulgação dos empreendimentos fazem jus ao projeto final, não é verdade?
É então que a realidade virtual surge como solução criativa e interativa. Basta que o cliente utilize os óculos de realidade virtual para fazer uma visita completa ao imóvel pretendido. Dessa forma, ele pode conhecer com mais precisão cada ambiente, e com isso, poderá ser mais assertivo na sua tomada de decisão.
Essa ferramenta também já é utilizada para visitas virtuais em imóveis prontos e pode ser utilizada por clientes que queiram um atendimento mais personalizado, dado que o corretor pode ir até o cliente e oferecer essa experiência virtual.
Atendimento virtual
Dificilmente o consumidor entrará em contato pessoalmente com corretores de imóveis para iniciar a busca pelo imóvel ideal. O processo de compra nos dias atuais, geralmente se inicia de forma online.
O cliente faz uma pesquisa na internet de imóveis que atendam às suas necessidades, para somente em seguida fazer o contato com a imobiliária.
Na Judice & Araujo, por exemplo, contamos com recursos para agilizar a busca para os clientes. Através do nosso Montador Digital, o cliente pode preencher um formulário descrevendo tudo o que procura no seu imóvel ideal (localização, número de quartos, etc).
Feita essa triagem, nossa equipe entrará em contato em seguida para apresentar todas as opções de imóveis que se enquadre nas necessidades apontadas pelo cliente.
Assinatura digital de contratos
A parte burocrática da compra e venda de imóveis também pode ser simplificada com a tecnologia. Uma possibilidade, por exemplo, é de que a assinatura de contratos possa ser feita de qualquer lugar.
Esse recurso simplifica a vida dos clientes, traz economia de tempo e de recursos (com papel, toner de impressora, motoboy, etc), além de permitir que as negociações sejam feitas à distância, com garantia de segurança.
Leia também: Tour virtual de imóveis: visitando casas e apartamentos pela internet
Tour 360
Como dissemos acima, o consumidor geralmente fará a primeira pesquisa do imóvel online. Logo, é preciso fazer com que ele tenha uma experiência diferenciada no seu site.
O Tour 360 é um recurso que permite que o cliente visite o imóvel sem precisar sair de casa. Com essa tecnologia, o cliente pode explorar os cômodos do imóvel de forma simples e dinâmica, pela tela do computador ou do smartphone.
A J&A disponibiliza esse recurso para que nossos clientes possam fazer o reconhecimento dos imóveis com apenas alguns cliques. Faça a tour virtual por alguns de nossos imóveis: