Com o avanço das tecnologias, cada vez mais os diferentes nichos de mercado estão sendo afetados pelos recursos tecnológicos, comandando a demanda de compradores que prezam pela agilidade e segurança ao adquirir um produto.
Dentro do mercado imobiliário isso não é diferente, já que o nicho é conhecido pela burocracia e lentidão dos processos. Portanto, imobiliárias que não buscam se renovar para atender esse tipo de demanda ficam paralisadas no tempo.
A Judice & Araujo, que atua no mercado imobiliário há quase 50 anos, não só entende a importância da renovação como um todo, como também forjou uma empresa especializada em tecnologia, a HomeHub, nosso braço nesse quesito.
De maneira conjunta, nós e a HomeHub buscamos ao máximo entender as dores de nossos clientes, oferecendo envio automatizado da autorização de comercialização de imóveis via Whatsapp, avaliação de imóveis automatizada – AVM (automated valuation model), atualização automatizada do estoque (disparo automático de mensagens por Whatsapp para atualização dos valores dos imóveis).
Além desses recursos, também disponibilizamos:
- Laudo de imóveis on-line
- Dashboard do proprietário (com informações sobre o trabalho de comercialização do imóvel)
- Agendamento de visita on-line
- Percentual de relevância de imóveis de acordo com o perfil de busca através do Filtro Inteligente no site
- Alerta de imóveis encontrados de acordo com o perfil de busca do cliente
- Novo CRM próprio (em construção)
- Utilização de dados para tomadas de decisão
- Simulador de crédito imobiliário
- Estrutura de marketing digital com foco em geração de leads, branding e aumento de tráfego
Essas tecnologias foram introduzidas, principalmente, no período de isolamento na pandemia. Isso pela demanda de busca e compra de imóveis da época que aumentou significativamente, e para atender a essa demanda, as imobiliárias precisaram alterar seus processos internos e se adaptarem a uma nova realidade.
As empresas também apostam em tecnologias como CRM, Big Data, contratos digitais, realidade virtual, QR Code, geolocalização, Chatbot e até mesmo BlockChain. Todas essas tecnologias facilitam processos operacionais e burocráticos, rompendo práticas tradicionais que já conhecemos dentro do mercado imobiliário.
A HomeHub, por exemplo, foi uma das primeiras empresas a perceber essa nova oportunidade tecnológica para o mercado, sendo a primeira empresa imobiliária figital do Brasil, obtendo um impacto extremamente positivo e significativo durante o período de Covid-19, vendendo até mesmo R$ 290 milhões em imóveis no Rio de Janeiro em seu primeiro ano.
Mudanças tecnológicas
As tecnologias causaram um choque enorme no mercado imobiliário, empresas mais tradicionais precisaram correr atrás para igualar as mesmas condições de agilidade e velocidade do atual mercado . Afinal, conseguir fazer a compra de imóvel era realmente algo que exigia esforço e paciência.
Por exemplo:
Um dos maiores entraves do mercado imobiliário é a burocracia durante os processos de alugar ou vender um imóvel, fazendo com que o processo seja longo, arrastado . Além do grande volume de papeladas, era necessário fazer diversas visitas ao cartório, imóvel ou imobiliária.
Hoje o cenário para o consumidor é bem mais simples, pois além de você contar com contratos digitais, informações e dados guardados em CRM, você também conta com visitas ao imóvel através de tour virtual ou de realidade virtual.
Outro fator característico do antigo mercado imobiliário, era a dificuldade de encontrar os imóveis, sendo preciso ir até as bancas para procurar alguma residência à venda nos jornais, que ainda possuíam informações limitadas e nenhuma foto dos imóveis.
Atualmente, a grande parte das imobiliárias possuem sites mostrando todo o seu catálogo de imóveis separados da forma que o usuário deseja, mostrando preço, localidade e como é o imóvel. Além de também oferecer um blog como esse em que você está lendo, local para conhecer diferentes tipos de regiões, imóveis e tudo sobre o mercado imobiliário.
A dificuldade de entrar em contato com as imobiliárias também era algo recorrente, sendo necessário ir pessoalmente até as empresas ou ficar por horas no telefone para se comunicar com os corretores.
Agora você conta com atendimento personalizado, rápido e objetivo, seja através do próprio telefone ou pelo WhatsApp, mas a principal vantagem é que hoje você ainda consegue ser atendido a hora que você quiser, por meio dos Chatbots.
As tecnologias vieram para ficar, pois além de acelerar processos e reduzir perdas, se obtém produtividade, otimização de tempo e aperfeiçoamento de gestão. A transformação digital abriu caminhos que ampliaram as oportunidades dentro do mercado imobiliário.
Mercado Figital
Por conta de todos os fatores listados acima sobre as novas tecnologias, existe um movimento no mercado de que as empresas passem a ter estruturas de trabalho em um formato figital (físico e digital).
Esse movimento é fruto do movimento e avanço da tecnologia, trazendo agilidade e rapidez ao processo, mas mantendo o atendimento personalizado levando em consideração as dores e desejos do consumidor. Importante ressaltar que ainda são poucas as empresas que efetivamente atuam nesse modelo figital.
Com quase 50 anos de mercado, a Judice & Araujo percebeu essa mudança e buscou renovar sua forma de atuar no mercado, adotando também o modelo figital.
Durante o período de isolamento social isso se tornou um item ainda mais necessário, já que todo o processo de negócio precisou ser feito de maneira digital, afinal, estávamos todos vivendo em isolamento social. Por conta disso, nós da J&A decidimos criar a HomeHub, sendo a primeira imobiliária figital do Brasil, como dito anteriormente.
Vemos que diversas empresas que possuem seus tipos de negócios adotaram esse modelo de negócio. Aqueles que não possuem as tecnologias necessárias para alcançar a produtividade e a visibilidade do atual mercado imobiliário, atuam de maneira lenta e burocrática.
Já as empresas que atuam quase 100% robotizadas e sem a presença humana e do atendimento personalizado, sofrem pela falta de qualidade, senso crítico e atenciosidade com os compradores. Um grande exemplo de como é importante a relação do físico com o digital é a parceria da HomeHub com a Kapputo, uma ferramenta de inteligência imobiliária.
A Kapputo faz uma avaliação dos imóveis de forma automatizada, agilizando a vida do corretor e do comprador, e com a experiência de mercado do corretor, ele complementa as informações dadas pela ferramenta e juntos produzem um trabalho feito com ainda mais eficiência.
Portanto, um equilíbrio entre os dois é fundamental para que o negócio funcione de fato. Esse tipo de característica nas empresas vem se mostrado cada vez mais promissor e utilizado em quase todos os negócios de diferentes nichos.
Judice & Araujo – Novas tecnologias com o atendimento de sempre
A Judice & Araujo foi fundada em 1975, em Petrópolis, se tornando com o tempo, uma imobiliária de alto padrão respeitada e conceituada no mercado por agir de forma profissional e com bastante seriedade, sendo hoje, a principal imobiliária da região serrana do Rio de Janeiro.
Já com bastante experiência de mercado, em 2003, a J&A percebe a demanda de imóveis e suas mudanças no setor imobiliário e avança para a Zona Sul do Rio, após bastante esforço, nos tornamos referência no mercado de imóveis de luxo e imóveis de alto padrão.
Percebendo a movimentação do mercado imobiliário, em 2020, criamos a HomeHub, sendo o braço de tecnologia imobiliária do Grupo Judice & Araujo. A HomeHub foi criada pelo fato de acreditarmos que o uso da tecnologia tem potencial para melhorar a experiência do comprador de forma significativa.
O período de criação da HomeHub casou com o começo da pandemia de Covid-19, época que pelo isolamento social, características digitais nas empresas viraram pontos fundamentais. Dessa forma, nosso atual modelo de negócio acompanha a produtividade, velocidade e segurança que o mercado imobiliário exige através das tecnologias.
Utilizando-as da maneira correta, alcançamos um número expressivo de melhora de produtividade, tanto para o comprador quanto para o corretor, além do aperfeiçoamento de gestão dentro da nossa empresa.
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